Você está sendo manipulado

Por definição mensagem subliminar é um tipo de mensagem o ser humano não pode captar diretamente, mas a recebe e assimila de alguma forma.
Especialistas tipificam essas mensagens em duas categorias: percepção e persuasão.

A percepção subliminar trata da capacidade do ser humano captar de forma inconsciente mensagens ou estímulos considerados pequenos demais para conseguir provocar uma resposta consciente.
Essa análise se fundamenta na alegação que o subconsciente é capaz de perceber, interpretar e armazenar uma quantidade muito maior de dados que o consciente.

A persuasão subliminar é definida como a capacidade da mensagem influenciar seu receptor.
Defensores dessa ideia afirmam que mensagens subliminares são capazes de influenciar vontades de uma pessoa e até sua personalidade. E tal fato pode ocorrer calcado no imediatismo, influenciando na vontade de beber ou comer algo específico, e também moldando gostos e mudanças comportamentais em longo prazo, onde seria possível transformar uma pessoa tímida em alguém extrovertido.

Todos esses pontos poderiam variar conforme a personalidade da pessoa que está recebendo a mensagem e também do tempo de exposição e intensidade dela.

O assunto é tão antigo quanto polêmico e durante os anos muitos experimentos foram feitos nesse sentido.

Cientistas afirmam que a percepção subliminar foi comprovada com resultados de experimentos, enquanto a persuasão subliminar não teve sua efetividade comprovada. Apesar disso alguns pesquisadores afirmam ter chegado a tal conclusão, mas a falta de evidência e não documentação de tais fatos em periódicos de confiabilidade na classe científica, não permite que isso seja considerado.

Essa capacidade de manipular pessoas exerce fascínio e desperta interesse há muito tempo.

É fácil imaginar quais seriam as motivações para tal.

Imagine que através da persuasão subliminar seja possível embutir conceitos e direcionar pensamentos e atitudes de um grande número de pessoas. Grandes e históricos comandantes, em sua maioria tiranos, teriam como impor suas vontades e até criar legiões de fiéis seguidos dispostos a tudo sem grandes contestações.

E com toda a abrangência que tal atitude poderia proporcionar, muitos tomaram esse caminho na tentativa de alavancar suas ideias e seus negócios.

Na sociedade capitalista esse pretenso poder de convencimento massivo e sem grandes esforços seria extremamente útil e logo se pensou em sua aplicação.

Relatos confiáveis indicam que no cinema esse tipo de atitude foi levada a sério e aplicada nos Estados Unidos na década de 50.
As frases 'Eat Popcorn' e 'Drink Coke' foram inseridas durante a exibição de um filme, de maneira imperceptível para o consciente humano, mas captada com êxito pelo subconsciente dos desavisados telespectadores.

Dados da época revelam que o nos dias que sucederam a exibição registram aumento no consumo de pipoca na ordem de quase 20% enquanto o consumo do refrigerante cresceu em mais de 50%.

Existe muito mito entorno desses números, da efetividade dessa artimanha e da utilização dessa técnica nos dias atuais.

Muitos países criaram leis para impedir a exploração desse tipo de publicidade.

O Código de Defesa do Consumidor brasileiro tem uma passagem sobre o assunto:

"Art. 36. A publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal."
"Parágrafo único. O fornecedor, na publicidade de seus produtos ou serviços, manterá, em seu poder, para informação dos legítimos interessados, os dados fáticos, técnicos e científicos que dão sustentação à mensagem."

Significa dizer que, acertadamente, a lei preza pelo direito de escolha do cidadão a escolher o que deseja ver ou adquirir, e não que seja induzido a tal por conta de mensagens subliminares criadas maliciosamente com propósito comercial ou de qualquer outra natureza.

Portanto, a mensagem subliminar além de indevida e desleal é considerada inconstitucional.

Existem alguns casos históricos, no Brasil e no exterior, que levaram a justiça a questionar o comportamento de algumas empresas, mas na maioria dos casos o processo não vai adiante e resulta, no máximo, no fim da veiculação do anúncio.

Como se faz para verificar a inserção desses quadros filmes, anúncios publicitários ou qualquer outro, é algo que não sei dizer.

O que me trouxe a esse tema foi mais uma das ideias do inventivo, ou 'copiativo', Homem do Baú.

Estava eu assistindo um desses programas de adivinhação de palavras baseada em dicas, especialidade no SBT, e percebo um frame amarelo dizendo algo sobre Carrossel.

Achei que fosse algum problema de transmissão, mas me disseram que não, pois já havia acontecido outras vezes e em outros programas do canal.

Sim, se tratava de uma mensagem subliminar. Só que propositadamente inserida de maneira que o consciente captasse, mesmo que com dificuldade, a mensagem e identifica o assunto.

Seria isso uma tentativa de invalidar a possível contestação da ilegalidade da mensagem tomando como base o Código de Defesa do Consumidor?

Não sei dizer, mas acho a atitude no mínimo duvidável e nada respeitosa com o telespectador.

Acho que caberia sim um pronunciado dos órgãos responsáveis pela fiscalização.

Claro que muitos vão dizer que isso deve ser feito por muitos em outras situações e nem percebemos.

Pode até ser, mas só podemos reclamar de algo que temos consciência do fato.

E para apimentar mais o assunto e instigar muita gente, a novelinha infantil alvo dessa publicidade estreou no início da semana e os primeiros números da audiência impressionam.
Carrossel vai muito bem e bate recorde de audiência para os padrões da emissora e fica em 2º lugar na audiência, perdendo apenas para a Rede Globo.

Coincidência?
Consequência de um produto bom e um trabalho bem feito apenas?
Resultado da polêmica inserção das mensagens subliminares na grade de programação do canal?

Não sei e não sei se alguém de fato sabe a resposta.

Mas se a moda pega nosso subconsciente será alvejado por mensagens desse tipo de todos os lados, sem piedade ou parcimônia.

É esperar para ver, ou não, o que irá ocorrer a partir de agora.


Veja e tire suas próprias conclusões.


Referência


Nenhum comentário:

Postar um comentário