Manifesta-se através da desconfiança em relação a pessoas estranhas ao meio ou que vêm de fora do seu país.
A xenofobia pode manifestar-se de várias formas.
Ela pode assumir a forma de uma "exaltação acrítica de outra cultura" à qual se atribui "uma qualidade irreal, estereotipada e exótica".
O alvo das pessoas que desenvolvem esse tipo de comportamento pode não ser apenas pessoas de outros países, mas também de outras culturas ou crenças.
O medo do desconhecido pode ser mascarado no indivíduo como aversão ou ódio, gerando preconceitos. É importante ressaltar que nem todo preconceito é causado por xenofobia.
A classificação de xenofobia e clara definição conceitual se faz necessária para introduzir o assunto que abordo hoje.
A força de nossa moeda e outras circunstâncias nos transformaram em turistas brasileiros 'peregrinos' pelo mundo levando nosso precioso e agora valorizado dinheiro.
O cenário político-econômico de nossos vizinhos, em sua maioria consequência da má condução por governantes autoritários e populistas, ocasionou algumas mudanças comportamentais no continente.
Um ponto ficou claro no contexto atual: fomos invadidos por imigrantes latinos fugindo da miséria e em busca de melhores condições de vida.
Situações desfavoráveis em seu país de origem como condições políticas desfavoráveis, a precária situação econômica, incentivaram esse movimento.
Um agravante a essa situação é a total falta de controle do país em relação a imigrantes. Estrangeiros chegam aos montes sem muitas dificuldades e se instalam em nossas cidades em busca de supostas oportunidades que lhes foram negadas em seu país.
Isso está errado.
Um país não pode se tornar destino final de desempregados, em sua maioria sem qualificação, com família numerosa, pelo simples fato de estar vivendo um momento melhor que seus coirmãos.
Por muito tempo portas foram fechadas para brasileiros que tentavam o mesmo tipo de movimento em direção à Europa e Estados Unidos. Atentos a isso esses países tomaram ações para se precaver e proteger seus interesses.
O tradicionalmente inerte país de Tiririca parece não dar importância a essa questão.
Não se trata de implicância e simples preconceito ou xenofobia.
Nossas cidades não estão preparadas para receber essa legião estrangeira.
Podemos estar em condição melhor que muitos países, mas nem de longe temos atendimento total e qualificado de serviços para nossa própria população.
O primeiro impacto é na saúde pública, que sofre com o aumento de demanda.
Além disso, caso não encontre oportunidade que almejava o que irá ocorrer? A família que veio toda para o novo país precisará de um mínimo para sobreviver. Pessoa sem perspectiva e com responsabilidade em suas costas é ingrediente para crescimento da criminalidade.
É uma questão social grave e um assunto polêmico.
Não podemos fingir que não está ocorrendo.
Devemos questionar nossos governantes sobre mais essa questão.
Amanhã quando apertarem nossas mãos em busca de retribuição eleitoral esse tema é um dos vários que devemos questionar posicionamento do solícito candidato.
Referência
http://pt.wikipedia.org/wiki/Xenofobia
Nenhum comentário:
Postar um comentário