Feliz dia das mães!


O deslocamento de um corpo, considerando fundamentos da Física, é definido como a variação de posição de um corpo dentro de uma trajetória determinada. Dessa forma, o deslocamento pode ser obtido pela diferença da posição final menos a posição inicial.

Grandes deslocamentos de pessoas ocorreram na história. A grande maioria delas em guerras. Conflitos armados por vezes resultaram em grandes deslocamentos de civis. Em muitos desses casos, devido a gravidade dos acontecimentos, as pessoas envolvidas nessas tragédias são obrigadas a deixar para trás todos seus bens materiais, além de sua dignidade e história de vida.

Não só de tragédias são formados deslocamentos de massas. O esporte proporciona situação atípicas nesse sentido. Em 1976, por exemplo, ocorreu fato conhecido como invasão corintiana ao Maracanã. Estima-se que 70 mil torcedores corintianos se deslocaram da capital paulista para a cidade maravilhosa para acompanhar a semi-final do campeonato brasileiro daquele ano, entre Fluminense x Corinthians, com vitória paulista.

Ontem presenciei, como todo ano, um grande deslocamento de pessoas. Final de semana de dia das mães é marcado por um grande movimento. Famílias que migraram para cidades com mais oportunidades profissionais voltam para o aconchego de suas mães, em sua maioria em cidades menores do interior, para comemorar esse dia tão tradicional na família brasileira.
Esse dia representa tanto para o brasileiro, que é comemorado pelo comércio e é tradicionalmente uma das melhores datas para o setor. Tornar datas especiais como essa comerciais em excesso não é algo que eu goste, mas acaba sendo inevitável.

O importante é dar valor a quem merece. Ninguém no mundo nos quer tão felizes como nossos pais. Todo dia é dia das mães, dos pais, da família.

Mãe, feliz dia das mães! Obrigado por me oferecer a vida!


Referência
http://pt.wikipedia.org/wiki/Deslocamento
http://www.icrc.org/por/resources/documents/misc/5yqgqg.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário