O Brasil é o maior país da América do Sul e o
quinto no mundo, com uma área total de aproximadamente 8.5 milhões de km². Sua
população ultrapassa 192 milhões de habitantes segundo dados de 2011.
São Paulo é a cidade mais populosa, com cerca de 11
milhões de habitantes e com uma área total de aproximadamente 1.5 mil km².
O que me intriga é porque um país continental, como
é comumente referido por todos, abdicou completamente de sua malha ferroviária
e é hoje adepto em sua plenitude do transporte rodoviário.
O transporte ferroviário é mundialmente difundido
como fator importante na logística de transportes, de carga ou de pessoas, e
tem sido associado ao crescimento econômico daqueles que dele se utilizam desde
sua criação, que ocorreu durante a Revolução Industrial. Isso por conta da
capacidade de transporte de grandes volumes e na segurança desse transporte.
Nem sempre foi assim. O período compreendido entre
1930 e 1960 é conhecido como o auge brasileiro do transporte ferroviário. Muito
disso por conta do governo Getúlio Vargas que a partir de 1930 estatizou a
malha ferroviária nacional e a segmentou em administrações estaduais. Durante
esse período a ferrovia foi o principal meio de transporte, seja de pessoas ou
mercadorias.
Para termos uma ideia da importância em números, em
1958 quando o governo Juscelino Kubitscheck criou a Rede Ferroviária Federal
S.A. e centralizou toda a malha nacional eram mais de 38 mil km de linha férrea
pelo país.
Muito da decadência desse importante transporte é
atribuído ao governo militar, pois os estudiosos do assunto afirmam que o
transporte ferroviário foi relegado a segundo plano durante a ditadura e esse
abandono fez com que a malha ferroviária útil fosse diminuída e muito em sua
quantidade.
A privatização do setor ferroviário ocorreu em
1996, mas desde então o cenário pouco se alterou e o próprio setor indica
estagnação.
Nossa evidente carência de transporte público, o
abarrotamento de carros e caminhões em nossas estradas e o alto custo do frete
estão aí pra quem quiser ver.
Sei que dificilmente esse cenário será modificado,
os ‘lobistas’ do segmento de transporte, combustíveis e demais que lucram
vertiginosamente com o sistema atual nunca irão 'largar o osso'.
É uma pena que assuntos extremamente relevantes
como esse nunca entrem na agenda política brasileira.
Referência
http://pt.wikipedia.org/wiki/Transporte_ferrovi%C3%A1rio
Desde criança sou apaixonada por "trens"! Cresci indignada com a opção pelo transporte sobre rodas! Depois de grande fui entender o "lob" que foi aceito por nossos governantes e e a grana que rolou por esta opção do transporte rodoviário!
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